RSS

Páginas

Robinson Crusoé é o que é! por Caique, 5ª A

A leitura de Caíque, 5ª A, foi Robinson Crusoé da Coleção Reencontro.

SOBRE O LIVRO
Robinson Crusoé é um jovem que viaja com seus tripulantes para a África. De repente, seu navio é empurrado para uma tempestade e naufraga. Seus tripulantes morrem afogados menos Robinson Crusoé, que é arrastado para uma das ilhas desertas de Caribe. Naquela ilha ele enfentra várias dificuldades. Com muita paciência, coragem, habilidade ele continua a sua viagem para a África. Ele aprendeu muitas coisas nessa viagem.

O AUTOR
Daniel Defoe foi um romancista inglês, nascido em Londres e considerado um precursor do romance realista inglês e do jornalismo moderno. Filho de um pequeno comerciante e membro de uma família dissidente da Igreja Anglicana e, tentou preparar-se para seguir a carreira eclesiástica, mas devido a uma educação desordenada, desistiu da carreira religiosa. Decidiu estabelecer-se como comerciante (1683) e viajou muito pela Europa com diversos empreendimentos comerciais, mas em nenhum deles teve pleno êxito. Atraído pela política, estabeleceu-se em Londres (1700) e tentou viver como jornalista. Metido em intrigas políticas, começou a escrever numerosos panfletos e foi encarcerado em numerosas ocasiões por dívidas e por motivos políticos. Acusado de espionagem foi encarcerado mais uma vez e condenado ao pelourinho. Enquanto aguardava o cumprimento da pena, redigiu o célebre Hymn to the Pillory (1703), que transformou sua sentença em um retumbante triunfo para ele, embora ainda tenha permanecido preso por quase um ano em Newgate. Em liberdade e falido, fundou (1704) o periódico The Review, de tendência conservadora, onde expressou finalmente as suas excepcionais qualidades como jornalista. Ganhou reconhecimento internacional como romancista com a publicação de sua obra mais conhecida Robinson Crusoé (1719) e, então, resolveu retirar-se da vida pública para se dedicar exclusivamente à literatura. Com Moll Flanders (1722), deu um passo decisivo na história do romance social. Apesar da sua vida turbulenta, foi um escritor muito prolífico e morreu em Londres, mantendo, em seus últimos anos de vida, uma intensa atividade literária, publicando obras como A Journal of the Plague Year (1722) e Roxana (1724).

OPINIÃO
“Eu achei esse livro muito legal, pois fala da viagem de Robinson Crusoé de navio para a África. Eu gosto muito desse tipo de livro, pois ele aumenta nosso aprendizado, mas eu não gostei do quanto ele sofreu para chegar ao seu objetivo”.

Nota da Profª
Este livro editado pela Scipione foi adaptado por LAURA BACELLAR, que nasceu em São Paulo e trabalha com livros desde 1983. Já editou mais de mil títulos e publicou um livro para orientar autores iniciantes. As histórias de aventura são suas preferidas, tendo traduzido e adaptado diversas delas para crianças e jovens. Gosta muito de ler, escrever e acredita no poder dos livros tanto para divertir quanto para informar.

0 comentários: